Nome Do Experimento Cromatografia
Pedagogia
EDIVANE NERY RA 7ºA
CROMATOGRAFIA EM PAPEL
Professor: Elder Garcia
OSASCO
ABRIL/2015
Introdução
Antes de realizarmos nosso experimento, vamos contar um pouco sobre a historia da cromatografia em papel.
Seu nome vem do grego (chroma, cor e grafein", grafia), é uma técnica de separação analítica e , muito utilizado hoje pois possui uma confiabilidade e facilidade em separação de uma mistura .
Seu criador foi o russo Mikhail S. Tswett, Botanico, logo no inicio do século XX. Tendo seu primeiro experimento em 1903, onde ele estudava o pigmentos de folhas extraídas de plantas, mas aoapresentar na Sociedade de Cientista, até então ele não tinha nenhum dado a comprovar.
Lança um livro, de técnica de cromatografia e detalha suas técnicas e teorias de cormotografia, em 1910.
Tswett publica também estudos de cromatografia, onde houve muitas discussões, pois já haviam cientistas que estavam realizados outros estudos como o fracionamento do petróleo, e os que já separavam suas substancias usando outras técnicas, digamos de passagem que Tswett, foi o verdadeiro criador da cromatografia conhecida até os dias de hoje.
Gottfried Kranzlin, foi o primeiro seguidor da técnica de Cromatografia, em seguida temos Gharles Dhéré, um cientista europeu, que reconheceu a importância da técnica e desenvolveu em seu laboratório.
Leroy S.Palmer, cientista americano, introduziu nos EUA, a cromatografia e realizou pesquisas importantes.
Edgar Lederer: em 1930, realiza a cromatografia para separar compostos naturais, ele era austríaco e um importante bioquímico da época, junto com o austríaco Richard Kuhn.
Katharine Hope Coward, cientista britânica, que aperfeiçoou a técnica e a utilizou em sua pesquisa; e Theodor Lippmaa: cientista estoniano, teve um importante papel no desenvolvimento da técnica cromatográfica;
Com o passar das décadas, as técnicas utilizadas foram evoluindo, foram empregados vários detectores de