Noites de Lamego - Camilo Castelo Branco
Noites de Lamego de Camilo Castelo Branco Escolhi para apresentar no PIL o livro “Noites de Lamego de Camilo Castelo Branco” pois estava dentro do âmbito da matéria de literatura respetiva ao 1ºPeríodo e também porque sou grande apreciadora das obras do escritor. Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu a 16 de Março de 1825 em Encarnação, Lisboa e faleceu a 1 de Junho de 1890, em Famalicão, Portugal. Os seus pseudónimos eram: Manoel Coco; Saragoçano; A.E.I.O.U.Y; Árqui-Zero e Anastácio das Lombrigas. Não chegou a concluir o seu curso de Medicina, estreando-se assim na poesia, no teatro e no jornalismo – atividade que nunca abandonou. Foi, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor, e a sua literatura defende os ideais legitimistas e conservadores, desaprovando os que lhe são contrários. Teve uma vida atribulada, que lhe serviu muitas vezes de inspiração para as suas novelas. Foi o primeiro escritor a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Noites de Lamego foi editado em 1863 e é constituido por dez contos, dos quais eu elegi o “Dois murros úteis” escrito em 1846 para apresentar à turma.
O conto retrata uma intriga entre quatro personagens, as principais Bonifácio José Andraens, D.Luísa Andraens e Venceslau de Mendanha, como personagem secundária Joaquim Gonçalves Parada, terminando com uma lição moral, evidenciando a versatilidade do autor, em fundir no mesmo conto caracteristicas românticas e realistas. Plano Individual de Leitura
Noites de Lamego de Camilo Castelo Branco Escolhi para apresentar no PIL o livro “Noites de Lamego de Camilo Castelo Branco” pois estava dentro do âmbito da matéria de literatura respetiva ao 1ºPeríodo e também porque sou grande apreciadora das obras do escritor. Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu a 16 de Março de 1825 em Encarnação, Lisboa e faleceu a 1 de Junho de 1890, em Famalicão, Portugal. Os seus pseudónimos eram: