Nobel química 2014
( Capacidade dos microscópios nas moléculas )
Índice
Introdução
Desenvolvimento e Conclusão
Biografia dos Laureados
Opinião pessoal ( síntese da descoberta )
Introdução
O premio Nobel é um conjunto de premios internacionais concedidos em varias categorias por comites devido ao reconhecimento de avanços culturais e/ou científicos. Isso acontece anulamente desde 1901 nas seguintes categorias: Quimica ,Fisica , Economia ,Medicina, Paz e Literatura. Os diversos prêmios são concedidos anualmente. Cada destinatário, ou laureado, recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia em dinheiro
Desenvolvimento e Conclusão:
Por décadas os cientistas acreditavam que os microscópios ópticos teriam um limite de capacidade: eles nunca teriam resolução maior que metade do comprimento das ondas de luz. Com isso, era possível observar uma bactéria, mas não um vírus em detalhes, por exemplo.
O trio premiado criou técnicas que aumentaram a capacidade de observação de processos em seres vivos enquanto eles acontecem -- em nível molecular. Assim, se hoje os pesquisadores podem, por exemplo, enxergar como um neurônio faz a sinapse (comunicação) com outra célula neural. Um dos métodos desenvolvidos é o chamado STED, feito por Stefan Hell em 2000. Ele usa dois raios laser: um estimula moléculas fluorescentes a brilhar, e outro "apaga" toda a fluorescência que aparece fora do local que se deseja observar. Um escaneamento das moléculas tornadas brilhantes pelo laser resulta em uma imagem de altíssima resolução.
Eric Betzig e William Moerner, que trabalharam separadamente, criaram as bases para outra metodologia, que se baseia em "ligar" e "desligar" a fluorescência de moléculas individuais e fazer diversas imagens com cada uma delas "acesa" ou "apagada". A justaposição dessas imagens resulta numa retrato de alta resolução da estrutura a ser observada.
As