NO OES DE ADMINISTRA O E RECURSOS MATERIAIS
A administração de Material corresponde, no seu todo, ao Planejamento, Organização, Direção e Controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada.
Objetivo
Estabelecimento de métodos e técnicas padrões para a execução racional de suas atividades, visando PREVER E PROVER o material adequado e necessário aos diversos órgãos da empresa, a tempo e pelo menor custo.
Providências para se atingir o objetivo da Administração de Material:
Menores preços pagos para os materiais adquiridos.
Baixos custos operacionais, sejam os relacionados com as compras, suprimento e armazenamento de materiais.
Mínimo investimento em estoques, buscando livrar cada vez mais a maior parcela do capital de giro investido nos estoques.
Menores prazos de processamento da requisição e de entrega do material adquirido (entre outras palavras, menor prazo de entrega possível entre o pedido a um fornecedor e a entrega propriamente dita para a empresa).
Melhores qualidades dos materiais e dos serviços adquiridos. (sempre aliando qualidade a preço, ou seja, o menor investimento possível, mas tudo o que for comprado pela empresa deve ter qualidade).
Funções
A administração de Material compreende um ciclo contínuo de operações correlatas, que constituem-se nas principais funções inerentes a qualquer organização, seja ela pequena ou de grande dimensão, que são:
a) catalogação;
b) controle de estoque;
c) compras;
d) almoxarifado.
a) Catalogação de material: é a função responsável pela identificação classificação, codificação e a catalogação propriamente dita de todos os itens necessários à produção, venda, consumo ou movimentação dos bens. Podemos considerar a identificação, a classificação e a codificação como subfunções da catalogação.
Identificação: consiste em fazer a especificação