Nnnnnnn
A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
Estes países emergentes possuem características comuns, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.
Características comuns desses países: * Economia estabilizada recentemente, com mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação; * Níveis de produção e exportação em crescimento; * Boas reservas de recursos minerais; * Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc); * PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento; * Índices sociais em processo de melhorias; * Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais; * Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital); * Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros; * Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.
CHINA: Trata-se da mais antiga civilização contínua da história não exatamente pela linearidade política, mas sim pela continuidade cultural. Sua historia