nnnnn
Professora: Silmara
Numero: 23
8°ano A
Localização
Localização e informações geográficas
O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia,Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.
O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.
O rio São Francisco também é uma importante via de transporte de mercadorias na região. Os principais produtos transportados, em embarcações especiais, são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e alguns minérios. Há também o transporte de turistas, pois o passeio pelo rio é muito procurado.
O rio leva esse nome devido ter sido descoberto por Américo Vespúcio em outubro de 1501, dia de são Francisco, um ano antes do descobrimento do Brasil. O rio era tão caudaloso, que os indígenas deram o nome de Opará, que significa “rio-mar” nome esse característico, porque durante séculos seguidos as forças de suas águas eram tão fortes que avançavam vários quilômetros oceano adentro.
É considerado o terceiro maior rio dos pais, tendo vazão media de aproximadamente 2.850 m³/s, engloba regiões que apresentam condições naturais bem diversificadas, a parte superior e inferior da bacia, apresentam bons índices Pluviométricos e fluviometricos, enquanto os seus afluentes atravessam áreas de climas.
Estados e comunidades