Niveis de lingua
Universidade Jean Piaget de Angola
Faculdade de Enfermagem e Obstetricia
TEMA
Niveis ou Registos de Linguas
Nome:
Curso: Enfermagem e Obstetricia
Ano: 1º Docente
Periodo: Manha
ÍNDICE
Introduçao
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇAO
Os níveis de linguagem dizem respeito ao uso da fala e escrita em uma determinada situação comunicativa. O emissor e o receptor devem estar em concordância para que haja entendimento. Assim sendo, cada ocasião exige uma linguagem diferente.
Os enunciados, orais e escritos, dependem das situações de comunicação. Para transmitir a mesma informação, o mesmo indivíduo utilizará registos de língua diferentes em função do seu interlocutor, do local e das circunstâncias em que se encontra e da natureza da mensagem.
Embora não havendo uma demarcação rígida entre eles, os registos de língua podem ser reunidos em três grupos: o registo corrente, registo cuidado e registo familiar.
Níveis de linguagem Os níveis de linguagem são mais aplicados à língua escrita, apesar de sua reflexão na esfera falada ser também aceitável. Quando falamos dos níveis de linguagem, é importante citarmos a norma padrão da escrita, que estabelece diretrizes gramaticais cujas normas devem ser seguidas. A norma padrão serve como alicerce para a grande maioria dos outros níveis de linguagem, como a linguagem de internet, que é considerada um desvio da norma, apesar de seu grande valor próprio.
A função principal da língua é unificar a comunicação e fazer com que todos se entendam. Compreender suas diferenças e variações é muito importante para todos os que utilizam dela.
LINGUAGEM: é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Pode ser verbal e não verbal.
a). Verbal: aquela cujos sinais são as palavras.
(b). Não verbal: aquela que utiliza outros sinais que não as palavras.
LÍNGUA: é um tipo de linguagem; é a única modalidade de linguagem