Niveis de estoque
Os produtos que compõe o estoque são: matéria-prima, materiais auxiliares, materiais de manutenção, material de escritório, material em peças e produtos acabados. Deste modo, devemos estipular quais são os níveis para cada item que poderemos manter economicamente.
A função principal é maximizar o uso do recurso na área de logística da empresa e com grande efeito dentro dos estoques. Assim, manter níveis de estoques mínimos é de suma importância, pois estoque é dinheiro parado. Por outro lado, devemos manter um nível capaz de suprir a demanda interna, e garantir que o abastecimento dos fornecedores ou o próprio prazo de entrega não pare o processo produtivo.
Outra função é garantir o abastecimento de materiais da empresa, neutralizando a demora da entrega de materiais; risco da dificuldade do fornecimento.
Também proporcionar através de economias em escalas compras de lotes econômicos; flexibilidade do processo produtivo; rapidez e eficiência em relação às necessidades.
Em resumo, seu objetivo não é deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando a alta imobilização de recursos financeiros. O QUE É ESTOQUE
É todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo. POLÍTICAS DE ESTOQUE
Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais. Cabe ao controle de estoque controlar a disponibilidade e as necessidades totais do processo produtivo envolvendo não só o almoxarifado de matérias primas e auxiliares como também os intermediários e os de produtos acabados.
Consideram-se alguns objetivos:
¨ Assegurar o suprimento adequado à produção;
¨ Identificar os itens obsoletos e elimina-los;
¨ Prevenir os danos, perdas;
¨ Manter as quantidades em relação às necessidades;
¨ Manter o custo em nível mais baixo possível;