Mediads governo dilma 26/03/12

3177 palavras 13 páginas
S&P rebaixa perspectiva de rating da Argentina

Standard&Poors critica políticas como a iniciativa do governo argentino de assumir o controle da companhia energética YPF da espanhola Repsol

24 de abril de 2012 | 3h 02
ARIEL PALACIOS, CORRESPONDENTE / BUENOS AIRES - O Estado de S.Paulo
A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou ontem que revisou a perspectiva sobre as emissões de dívida soberana da Argentina de "estável" para "negativa". Segundo a agência, a perspectiva negativa "é decorrente das políticas adotadas desde as eleições presidenciais de outubro de 2011".
A S&P acredita que "ao longo do tempo essas políticas poderiam aumentar o risco de deterioração no quadro macroeconômico do país, pressionar sua liquidez externa e enfraquecer as projeções de crescimento da Argentina no médio prazo". No entanto, apesar do rebaixamento, a nota da dívida continua mantendo a categoria "B".
A agência ressaltou que uma perspectiva negativa indica que, pelo menos, existem 33% de possibilidades de um rebaixamento ao longo de 2012 ou em 2013.
Segundo a agência de classificação, a decisão da presidente Cristina Kirchner de expropriar 51% das ações da empresa de gás e petróleo YPF, a subsidiária argentina da espanhola Repsol, foi "abrupta e unilateral". Essa intervenção, segundo a agência, gera um "ambiente político e empresarial altamente imprevisível".
Além disso, a imagem da Argentina no exterior estava desgastada nos últimos meses, por causa das barreiras às importações que a Casa Rosada - o palácio presidencial - aplica em "defesa da indústria nacional".
Há uma semana, em um discurso em tom épico e com forte apelo nacionalista, Cristina anunciou que a YPF estava expropriada. Enquanto a presidente realizava seu discurso na Casa Rosada, um grupo de 15 homens do governo entrou na sede da Repsol-YPF no bairro de Puerto Madero e expulsou mais de duas dezenas de executivos da empresa, com suas secretárias.
O governo argentino decidiu expropriar a

Relacionados