niveis de abstracao e traducao hll isa
1- niveis de abstracao e traducao (HLL, ISA)
Objetivos especificos.
1.1 Nivel da logica digital..
1.2 Nivel da microarquitetura.
1.3 Nivel do cojunto de instrucoes (ISA).
1.4 Nivel do sistema operacional.
1.5 Nivel da linguagem assembly.
1.6 Nivel das linguagens orientadas a soluçao de problemas.
Introducao
No presente trabalho falaremos dos niveis de abstracao e das etapas de traducao das linguagens de alto nivel (HLL) ao nivel do cojunto de instrucoes (ISA) .
1.1 nivel 0 Nível de lógica digital. Neste nível encontra-se a descrição da máquina como uma malha de portas lógicas interconectadas. Subconjuntos destas portas lógicas definem dispositivos lógicos combinacionais e seqüenciais, que podem ser formalmente descritos através da álgebra booleana. Neste nível não existe o conceito de programa como uma seqüência de instruções.
1.2 Nivel 1
Nível de Microprogramação. Neste nível encontram-se dispositivos e recursos, tais como, ULAs, registradores, decodificadores, multiplexadores, vias de dados, etc. Cada um destes dispositivos e recursos é capaz de executar um número limitado de operações, definidas por sinais de controle. O nível de microprogramação já suporta o conceito de programa (microprograma) como uma seqüência instruções a serem executadas. Pode-se dizer também que o nível de microprogramação oferece uma visão detalhada do processador/microprocessador (microarquitetura ou caminho de dados).
1.3 Nivel 2 Nível de máquina convencional. Neste nível existe o que normalmente conhecemos como linguagem de máquina. Ou seja, para cada microprocessador, este nível define uma ou mais máquinas virtuais, cuja linguagem é interpretada por um ou mais microprogramas. Para se ter uma idéia mais clara, quando um fabricante define a instrução de nível 2 ADD R, que adiciona o conteúdo do registrador R ao conteúdo de um acumulador (default), nada é especificado sobre a estrutura de hardware, ou a