Nim: importancia e efeitos
Considerada árvore de crescimento bastante rápido, pode chegar à altura aproximada de 20 metros. É frondosa, possui uma copa que pode atingir um diâmetro de 15 a 20 metros.
O Nim é bastante resistente à seca, podendo-se desenvolver em qualquer solo, tendo preferência pelos arenosos profundos. Sua propagação pode ser feita por sementes ou estacas provenientes das raízes. A produção de frutos ocorre após o segundo ano de campo, chegando a produzir 25 kg/ planta após o quinto ano do plantio.
O óleo amarelo e amargo tem um odor similar ao alho e contém aproximadamente 2% de princípios amargos classificados como nimbidina, nimbina, nimbinina, nimbidol, e outros triterpenos limonóides menores. Todas as partes da árvore produzem beta-sitosterol. Azadiractina é o componente inseticida mais ativo do nim, com um rendimento de aproximadamente 5 g em 2 kg de sementes. Um glicósídeo fenólico com ação antiúlcera também foi relatado; O nimbinato de sódio e o nimbidinato possuem uma atividade espermicida fraca in vitro e o óleo imobiliza o espermatozóide humano dentro de 30 segundos de contato; O óleo e a azadiractina do nim são inseticidas e repelentes de insetos eficazes. A a zadiractina é um dos agentes de fonte botânica, inibitórios da ecdise e antialimentar de insetos mais potentes. Por causa da estrutura química complexa da azadiractina, somente produtos naturalmente derivados são usados comercialmente. Este composto é eficaz em concentrações tão baixas quanto 0,1 ppm e foi demonstrado ser biodegradável, não-mutagênico e não tóxico a mamíferos, peixes e pássaros; A Agência de Proteção Ambiental aprovou o uso de uma formulação de nim como inseticida para o uso limitado no cultivo de plantas não utilizadas como alimento. Outros compostos inseticidas do nim incluem o