Nilson
O filme destaca muito bem, que um sistema pode ser vários sistemas ao mesmo tempo, só depende do ponto de vista que ele está sendo analisado e a forma em que ele se organiza. Em uma cena, a cientista fala sobre a árvore, que pode ser descrita de varias formas: pode-se dizer que ela é um sistema fechado, quando se analisa a vida dos insetos que vivem dentro dela, o processo de fotossíntese e seu crescimento. Também podemos dizer que a árvore é um sistema aberto, pois ela está fixada na terra, tendo contato com o solo, também tem contato com a água da chuva e o sol, tais contatos externos que fazem ela depender de um sistema maior que é nosso ecossistema.
Em uma parte do filme pode-se ver que a cientista mora na ilha, adora ler livros e tem pouco tempo para sua filha, temos ai mais uma forma de sistema. A cientista seria um sistema fechado, com sua opinião, seus livros e a vontade de não ter contato com o mundo externo, mas ela poderia se tornar um sistema aberto, dando mais atenção à filha, pois assim ela teria que sair da sua zona de conforto para criar esse contato.
Destaco como a passagem que achei mais interessante, onde posso analisar dentro de um dialogo entre os personagens que o raciocínio do ser humano é um sistema fechado, que só enxerga a sua sobrevivência, a partir do momento em que se tem a percepção em ajudar o mundo e os que vivem nele, ele se torna um sistema aberto, dependendo do meio externo para se realizar, assim se tornando