nikola tesla
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Destilação Fracionada: Separação de Substâncias Líquidas
Michel Breno José da Silva e Everton Saulo Strambi Cornélio
Curso de Química, Turma PE1, Prof. Bruno Ferreira.
Belo Horizonte, 11 de outubro de 2013.
Introdução
A destilação fracionada é o processo de separação para separar misturas homogenias do tipo líquido-líquido, onde se utiliza uma coluna de fracionamento pela qual é possível realizar a separação dos diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de presentes em uma mistura homogênea inclusive muito. Ela é um processo de rejuvenescimento, separação e loteamento dos produtos da mistura, e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura homogênea são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Neste processo, a coluna de fracionamento cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, levando a uma série de microdestilações simples sucessivas, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vaporização.
Materiais
Condensador reto, coluna de fracionamento, balão de fundo redondo alonga, provetas de 100 e 50 mL, termômetro, manta aquecedora, garras, suportes, mufas, mangueiras para condensador, pedaços de porcelana, funil.
Reagentes
Mistura de dois líquidos.
Procedimento
Fez-se as montagens e conexões: balão-coluna de fracionamento-condensador reto-alonga assim como representado na figura 1.
Figura 1
2
- Montagem para destilação fracionada Colocou-se 100 mL da mistura e três pedaçõs de porcelana em um balão de fundo redondo de 200 mL. Executou-se a destilação com velocidade em torno de uma gota a cada segundo. Utilizou-se Uma proveta de 50 mL para recolher a primeira fração do filtrado (cabeça). Notou-se que uma corrente de ar dificultava o processo então enrolou-se papel de alumínio em volta da coluna de fracionamento. Notou-se uma variação brusca na temperatura,