nike just do it
Por mais estranho que possa parecer, a inspiração da frase veio de um assassino, condenado à morte nos Estados Unidos, que no momento da sua execução soltou um: ‘let’s do it’.
Obviamente, não foram muitas pessoas que souberam da tal inspiração, na época, mas a curiosa história vem à tona no vídeo que você confere a seguir.
O clássico conceito da marca, que já patrocinou os mais importantes campeonatos de diversas modalidades esportivas, surgiu em 1988 quando a agência americana Wieden+Kennedy decidiu reposicionar a marca, até então voltada apenas para atletas de alto nível, focando a comunicação em pessoas comuns, incentivando-as a se exercitar independente de suas habilidades físicas. O sucesso do slogan de conotação encorajadora e de forte apelo emocional talvez tenha se dado pela criação de um estilo Nike de viver, associado à capacidade de vencer desafios, muito marcante em suas campanhas. Para se ter ideia do sucesso mundial do Just Do It ao longo desses 25 anos, o faturamento da empresa passou de 877 milhões de dólares na época do seu surgimento, para 24 bilhões no último ano. Sem contar que além do patrimônio financeiro, a Nike é uma marca presente em todas as mídias e plataformas de comunicação da atualidade. Em 2013, ainda com a W+K, a Nike lança a campanha “Possibilities”, reforçando o conceito original: desafiar qualquer um a ir além de seus limites, sabendo que sempre é possível fazer mais e melhor. O filme é estrelado por esportistas célebres como LeBron James, Serena Williams, Gerard Piqué e Andre Ward, ao lado de esportistas não-profissionaiss; com a narração do ator Bradley Cooper (Trilogia Hangover) e trilha sonora do The Kills.
O clássico "Just do it", da Wieden+Kennedy para a Nike tem uma história interessante.