Nietzsche
Um Pensador Incômodo e Provocativo:
Sua vocação crítica cortante o levou ao submundo de nossa civilização, sua inflexível honestidade intelectual denunciou a mesquinhez e a trapaça ocultas em nossos valores mais elevados, dissimulados em nossas convicções mais firmes renegadas em nossas mais sublimes esperanças.
O Que é Filosofia Para Nietzsche
Filosofar é um ato que se enraíza na vida e um exercício de liberdade, compromisso com a autenticidade da reflexão exige vigilância crítica permanente, que denuncia como impostura qualquer forma de mistificação intelectual. O seu esforço filosófico o levou a se confrontar com as grandes correntes históricas responsáveis pela formação do ocidente: A tradição pagã greco-romana, a judaico-cristã e o que resultou entre as duas.
Suas Contribuições
Conhecer um pouco de Nietzsche é, em primeiro lugar, aceitar o desafio de pensar independentemente. O destino da cultura, o futuro do ser humano na história, sempre suas obsessivas preocupações. Submeteu à crítica todos os domínios vitais de nossa civilização ocidental: científicos, éticos, religiosas e políticos.
Ateísta radical, ele atribui ao homem a tarefa de se reapropriar de sua essência e definir as metas de seu destino. Sua mensagem definitiva foi: a criação de novos valores, a instituição de movas metas para a aventura humana na história.
A crise dos valores:
O Progresso do Conhecimento: * Para Nietzsche, o progresso conduz inexoravelmente à exaustão dos valores herdados da tradição, e o esvaziamento desses valores podem nos levar à destruição da dignidade da pessoa humana. * Ao refletir sobre essa crise dos valores, Nietzsche dedica sua vida a realizar três tarefas principais: * Compreender a lógica desse movimento contraditório ao longo do qual o progresso do conhecimento leva à perda de consistência dos valores absolutos. * Denunciar todas as formas de mistificação pelas quais o homem oblitera sua