nietzsche
No livro “A origem da tragédia”, Nietzsche expõem a diferenças dos mundos de Apolo e Dionísio, onde no mundo Apolíneo encontramos a individualidade, através dessa diferenciação de um individuo para o outro, é possível resistir a natureza desse povo, que é o pessimismo, ignorando esse pessimismo o mundo de Apolo deixa de lado o outro mundo não menos importante de Dionísio, que elimina totalmente o principio de individuação e estabelece uma reconciliação do homem com a natureza e com outros homens também. A experiência do mundo Dionisíaco produz um efeito de êxtase, que enquanto dura mascara o mundo de Apolo, onde quando esse efeito de prazer acaba, trás a tona a realidade de sofrimento e desgosto pela vida. Caindo num dilema onde um mundo necessita do outro, pois o pessimismo sem a arte de Apolo reduz a vida a nada, e a arte de Dionísio acaba escondendo a verdade.
A arte grega era o resultado da junção desses dois mundos, arte essa expressada na musica, nas imagens.Para ele a arte trágica grega tem sua origem na musica.
A arte trágica é capaz de perceber a realidade, é a partir dai que é possível compreender o mundo.
Nietzsche aproveita esse pessimismo grego para aprofundar a arte trágica no seu tempo, essa aceitação do sofrimento a afirmação da vida. Ele faz um equilíbrio entre a ilusão e realidade, entre a imagem e a natureza do ser e através dessa tragédia grega, Nietzsche recupera a estética nesse tempo.