Niet
FACULDADE DOIS DE JULHO
CURSO: DIREITO 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: FILOSOFIA JURÍDICA
PROFESSOR: KELBER SILVIO RIOS CARNEIRO
ALUNO: GUILHERME FRANKLIN DO ROSARIO SILVA
Resenha sobre Nietzsche
Nietzsche é um autor que vai de encontro com as ideias socráticas e cristãs, para ele, a moral surge do próprio homem em face de seus ressentimentos, tendo por base a culpa, o ressentimento e a má consciência, esses itens juntos fazem o homem analisar suas praticas e a partir desta analise ele pode construir sua ideia de moral.
Isso pelo fato do homem ser dotado de memoria, e esta permite-lhe sentir a dor, haja vista a memoria gurdar principalmente aquilo que causa dor e sofrimento ao homem. E com a memoria o homem tem o sentimento de culpa pelos seus atos cometidos.
O autor discorre ainda sobre o poder que os homens tem de maltratas uns aos outros principalmente quando fala do credor sobre o devedor, pois o primeiro como forma de vingança sobre aquele que lhe deve pode satisfazer-se em parte com a humilhação do outro, esse simples ato permite a que comete a humilhação o bel prazer em ver o outro menosprezado. Dessa forma aquele que concede o crédito cada vez que enriquece ele pode se tornar mais vingativo, pois o poder da riqueza é proporcional ao seu poder de vingança.
Nessa perspectiva Nietzsche confere ao direito um poder de saciar a vingança dos credores, ao passo que podem cobrar de seus clientes sobre forma de punições legais, forçando-os assim a passar pelo sofrimento e a dor da cobrança e da punição. Mas ele ressalta que a pena imposta pela lei não faz com que o autor do crime repense suas ações e se conscientize em não torne a comete-los.
O autor fala ainda do cristianismo, revelando que o homem quando se torna crente em uma forma superior automaticamente passa a se sentir culpado, e a desenvolver o sentimento de má consciência, pelo medo que tem dos castigos, mas quando se é ateu, não se tem essa ideia em mente e portanto não se permite