Nicolau Maquiavel
Maquiavel
O principe
Janilde Damasceno
Nicolau Maquiavel
Maquiavel é um dos filósofos mais lidos de todos os tempos, nascido em 3 de maio de 1469 tendo sua morte no ano de 1527. É conhecido como fundador do pensamento e da ciência política.
O termo “Maquiavélico”
Maquiavélico tem no senso comum um sentido pejorativo, indicando uma pessoa velhaca, traiçoeira em fim ruim com mais intensões essa é uma forma de entender.
Fatos:
Na época de Maquiavel a Itália estava dividida, o sul nas mãos dos Aragão no centro dos estados controlados pela igreja e a república presidida pelos Médicis, ao norte o ducado de Milão.
Com tanta divisão era impossível manter o controle interno e isso deu abertura para nações vizinhas invadirem causando a perda do poder dos Médicis que são expulsos e finaliza as desavenças entre Milão e Nápoles.
Foi neste cenário de divisão e conflito que Maquiavel viveu a sua infância tende como aliado seu pai que transmitia uma educação clássica contribuindo para seu desenvolvimento intelecto, de uma forma orgulhosa o pai divulgava a um amigo que Maquiavel apenas com 12 anos de idade já escrevia em latim, e denominava a retórica Greco – romana.
Apesar de toda sabedoria Nicolau só exerceu um cargo de destaque na política aos 29 anos isso em 1498. Neste ano Savarola que substitui os Médicis é deposto, enforcado e queimado, e Maquiavel passa ocupar a segunda chancelaria, posição relevante na administração do estado e passar a cumprir uma séria de missão, internamente e externamente da Itália.
1513 cai Maquiavel:
Suas tarefas diplomáticas cai quando os Médicis voltam ao poder na Florença como exilio do governante Soderini a república é dissolvida no ano de 1512.
Maquiavel foi demitido e proibido de sair do território de Florença em fevereiro de 1513 foi acusado de conspirar contra o governo Médicis, o florentino foi preso e torturado, sai da prisão após pegar uma multa, Maquiavel tenta com ajuda