Nicolau maquiavel
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, em 3 de maio de 1469, o terceiro dos quatro filhos de Bernardo Machiavelli e Bartolomeu Nelli, fazia parte de uma família tradicional como a maioria das outras.
Foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
Bernardo Machiavelli se empenhou para proporcionar ao pequeno Nicolau uma educação dentro dos melhores padrões de seu tempo, aos sete anos, Nicolau começou a estudar matemática e latim e, aos oito, entrou na escola de Battista de Poppi. Aos doze anos, começou a estudar com o latinista Paolo de Ronciglione, pode-se perceber Maquiavel desde cedo se interessava muito pelos estudos.
Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença, porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública, feito prisioneiro, torturaram-no em 1513 onde foi descoberto um complô contra os Médici, e Maquiavel figurava entre os suspeitos. acabando por ser banido para a sua propriedade em San Casciano, mas esta atuação dos Médicis não o impediu de tentar novamente ganhar as boas graças da família.
Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.
Foi durante o seu exílio em San Casciano, quando tentava desesperadamente regressar à vida pública, que escreveu as suas principais obras: Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, O Príncipe, A História de Florença, e duas peças. Muitas destas obras, como O Príncipe, foram escritas com a finalidade expressa de conseguir uma nomeação para o governo dos Médicis.
Em Maio de 1527, tendo os Médici sido expulsos de Florença novamente, Maquiavel tentou reocupar o seu lugar na