Nicolau Maquiavel
Foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença.
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos.
Entre os anos de 1517 e 1520, escreveu “A arte da guerra”, um dos livros menos lidos do autor.
Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.
Nos “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”, de 1513 a 1521, Maquiavel defende a forma de governo republicana com uma constituição mista, de acordo com o modelo da República de Roma Antiga.
Defende também a necessidade de uma cultura política sem corrupção, pautada por princípios morais e éticos.
O PRÍNCIPE
CARTA DEDICATÓRIA
Maquiavel dedica sua obra a Lorenzo de Medici (Lorenzo II)
Diz na dedicatória:
"Embora julgue este trabalho indigno de vossa presença, ainda assim confio que, por vossa humanidade, possa ser aceito, considerando que eu não vos poderia fazer melhor presente que vos dar a faculdade de entender em muito pouco tempo o que aprendi e compreendi em muitos anos, com tantas provações e perigos para mim mesmo."
O MANUAL
Apresenta dois tipos de principado: Hereditário e adquirido
Duas formas de chegar ao poder:
Fortuna
Diz respeito às circunstâncias e as necessidades do presente momento, a sorte da pessoa.
É a ordem das coisas em todas as dimensões da realidade que influenciam a política, é externa ao homem e desafia suas capacidades.
Virtú
A capacidade do indivíduo (príncipe) de controle das ocasiões e