Nickelback
O nome da banda surgiu quando Mike estava trabalhando no Starbucks, uma loja americana, e ao entregar o troco, ele tinha a mania de dizer várias vezes: "here's your nickel, back" (“aqui está seu troco”).
O disco "The State" de 1999 foi lançado nos EUA em março de 2000, estourando nas rádios com os singles "Breath", "Leader of Men" e "Old Enough”.
Um fato curioso é que o álbum “The State” foi lançado primeiro independente com uma capa, depois pela EMI a gravadora do Nickelback no Canadá, com outra capa um pouco diferente, e reeditado pela Roadrunner nos EUA com outra capa, existindo um mesmo disco no mercado com três capas diferentes.
O grande sucesso na terra do Tio Sam leva o Nickelback a fazer mais de 200 shows nos Estados Unidos, excursionando com grandes bandas como Creed, 3 Doors Down e Fuel.
O álbum "Silver Side Up", de 2001, foi produzido pelo veterano Rick Parashar, que já havia trabalhado com o Pearl Jam, e mixado por Randy Staub (Metallica, U2). Foi gravado em setembro, em cinco semanas em Vancouver no Greenhouse studio, (onde foi gravado também “The State”), tendo a participação da guitarra slide de Ian Thornley da banda Big Wreck.
"How You Remind Me" foi o primeiro single do álbum “Silver Side Up”, que fez com que o Nickelback escalasse as paradas de discos mais vendidos, esta música foi escrita em 15 minutos, nos ensaios antes da banda entrar em estúdio, sendo indicada para quatro prêmios Grammy e para quatro prêmios Billboard.Esta música foi a mais tocada em 2002 nos EUA, de acordo com a Billboard, dando o título ao Nickelback de artistas de rock mais tocados nos EUA em 2002 em todos os formatos de