fenomenos naturais
Os fenômenos naturais são regidos pela interação dos elementos físicos da Terra. Água, massa continental e massas de ar.
É pela interação dos seus elementos e pela oscilação no comportamento dos mesmos que eles acabam ocorrendo. Sempre que existir uma mudança nas características observadas como estáveis, temos a possibilidade de que ocorra um fenômeno natural. Por exemplo, aumento na temperatura oceânica do Oceano Pacífico = El Niño, aumento na temperatura das águas do Atlântico Norte = Ciclone, Elevação do nível do Pacífico Norte = Corredor de tornados. Estes são apenas alguns exemplos do que ocorre entre os elementos físicos naturais da Terra.
A massa continental é regida por três princípios, o magnetismo, a força de rotação e a força de equilíbrio.
O magnetismo confere à todas as massas continentais acima da superfície terrestre, a atração para o norte magnético, à uma razão ínfima, porém contínua e maior quanto mais próxima estiver do norte magnético.
Entre as mudanças ocorridas na Terra e que nos trouxeram à geografia atual, temos as evidências pela condição apresentada por porções como Canadá, a Península da qual compõem Noruega e Suécia, Índia, Itália, entre outros.
A força de equilíbrio é exercida também de maneira contínua e simplifica-se pela palavra dispersão. A melhor maneira de se fazer idéia é pelo exemplo prático.
Por exemplo, se pegarmos uma bola, ou uma forma esférica perfeita, fixarmos uma massa em sua superfície e a fazermos girar em torno do seu eixo, podemos perceber movimentos desordenados que a farão girar inicialmente apresentando a massa no perímetro de giro, ela sobe para a parte superior à medida em que perde sua velocidade inicial e concentra o seu volume nesta região pela força centrífuga, retorna para o perímetro novamente à medida em que perde sua velocidade até que esta bola comece a fazer movimentos ainda mais desordenados e faça seu volume excedente ser apresentado em sua