nick
GRADUANDAS EM PEDAGOGIA:
JOSEANE MARIA DE JESUS, FABIANA VIANA LIMA E MONIQUE FERREIRA.
FICHAMENTO
Cândido Sales – BA
06/06/2013
Referência Bibliográfica:
Cunha, Pedro Américo. Vida e pensamentos de Descartes. 1 Ed. Alemanha: Best Seller, 1948
1.0 Vida e Pensamentos de René Descartes Vida:
1.1 René Descartes, filósofo e matemático, nasceu em La Haye, na Touraine, cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Paris, em 31 de março de 1596 e veio falecer em Estocolmo Suécia, em 11 de fevereiro de 1650.
1.2 Descartes estudou em La Flèche por quase dez anos, até 1614. Foi uma criança e um adolescente frágil, passando a ter boa saúde só depois dos vinte anos.
2. Pensamento
2.1 As idéias. A maior parte da obra de Descartes é consagrada às ciências (domínios da matemática e da ótica) mas o que ele mais quer é conseguir um modo de chegar a verdades concretas.
2.1 Sua filosofia, exposta principalmente em o "Discurso sobre o Método", o mais amplamente lido de todos os seus trabalhos, é a proposta de meios para tal.
2.2 A primeira idéia que examina é a do próprio Eu. Desta idéia, diz êle que não pode duvidar.
2.3 Mas Descartes pondera a idéia de minha existência como coisa pensante. "Penso, logo existo" não me traz nenhuma certeza sobre qualquer ideia do mundo físico.
2.4 Deus verdadeiro. O problema está em encontrar uma garantia de que a tais idéias de objetos correspondam efetivamente algo real.. Tenho também a idéia de Deus.
2.5 A garantia que Descartes dá para a existência de Deus é que nenhum ser imperfeito ou finito, sendo igual ao homem, poderia ter produzido a idéia de um ser infinito e perfeito; somente Deus poderia ter revelado isto ao homem, como "a marca do artista impressa em sua obra".
2.6 Dualismo. Outro aspecto importante da filosofia de Descartes é sua concepção do homem em uma dualidade corpo-espírito.
2.7 Ele também rejeita a visão escolástica de que existe uma