mineraçao do sec. XVIII
A descoberta do ouro e o crescimento da mineração transformaram profundamente a região das minas e parte da regiao sudeste...o eixo economico transferiu-se do nordeste açucareio para o sudeste...a capital passou a ser o Rio de Janeiro...alem disso, a possibilidade de enriquecer com o garimpo atraiu de milhares de portugueses e brasileiros de outras regioes...calcula-se que no século XVIII vieram aproximadamente 800 mil portugueses para a região das minas....toda essa população gerou forte demanda pelo consumo...o comércio da colônia se intensificou e as regiões nordeste e sul passaram a fornecer seus produtos, alimentos agrícolas, sal, fumo, cachaça, bois, cavalos, couro, etc....com isso, deu-se a primeira integração de diferentes regiões do país à zona mineradora.
Graças ao ouro, ao comércio e às outras atividades urbanas, surgiu um primeiro núcleo de classe média nas cidades da regiao mineradora...composta por uma população predominantemente masculina de profissionais liberais e oficiais de diferentes ramos. Na sociedade urbana da mineração o valor do homem passou a ser medido tambem pelo dinheiro e nao apenas pela posse de terras e de escravos...
As cidades mineiras cresceram porque ao lado de milhares de mineradores, foram se estabelecendo artesões e comerciantes, dando a região das minas um povoamento com forte tendência urbanizadora. Também a administração, preocupada em evitar o contrabando e a sonegação, favoreceu a urbanização. O agrupamento de cidades facilitava o controle sobre a produção mineradora. Assim, rapidamente os arraiais de ouro se transformavam em centros urbanos: Vila Rica, Ouro Preto, Sabará, Ribeirão do Carmo (atual Mariana), São João Del rei, etc.