Charles Chaplin
O livro Casais Inteligentes Enriquecem juntos de Gustavo Cerbasi fala em geral como os casais devem lidar com seus planejamentos financeiros, a principal causa de desentendimento entre os casais segundo o autor é a falta de dialogo referente à sua situação financeira. Primeiramente são estabelecidos no livro alguns perfis que define a maneira como cada pessoa administra seu dinheiro, a partir do momento em que o casal estabelece em qual situação financeira se encontram, podendo assim, juntos lidar com o dinheiro.
O livro é dividido em três partes: na primeira trata da questão comportamental em relação às finanças, na parte dois examina os aspectos financeiros do relacionamento, e na terceira parte o autor aborda sobre a aposentadoria. O autor define cinco perfis de pessoas: os poupadores; que terão sucesso só se esforçarem no sentido de encontrar uma finalidade para o dinheiro, os gastadores; que são os que gastam, mas sabem viver, e se conseguirem conciliar os hábitos com investimentos no futuro, deixaram de ter um perfil gastador. Tem também o descontrolado; é o tipo de relacionamento que, se sobreviver, será a custo de muito sacrifício, os desligados; esse casal pode ou não atingir suas metas, pois não estão centrados no dinheiro, e por último há os financistas; o que falta para a maioria, esse casal tem de sobra “organização financeira’’. Por que quase todos erram? Na maioria das vezes não é por causa dos juros altos do banco e sim pelo fato do casal não ter traçado um plano financeiro com objetivos e metas claras.
O planejamento financeiro não tem apenas como objetivo o casal não ficar no vermelho, mas também para que o casal se beneficie dessa atitude alguns anos depois quando a família estiver usufruindo do seu planejamento. Lembre-se que devemos gastar menos do que ganhamos e investir a diferença, controlando os gastos domésticos como agua, luz, telefone e compras em supermercados. Esse é o primeiro passo para economizar, quando a família