NF-E
Este Programa é distribuído gratuitamente e serve para emitir Notas Fiscais Eletrônicas. Ele foi desenvolvido pela equipe do Projeto da NF-e da Sefaz/SP e pode ser utilizado pelas pequenas e médias empresas de todo o país, bem como os demais emitentes em caso de pane em seus aplicativos próprios, já que o programa esta integrado aos sistemas de autorização de NF-e das Secretarias de Fazenda de todos os estados.
Como emitir uma NF-e com o Programa Emissor de NF-e?
Passos:1) o usuário deverá clicar no símbolo da Nota Fiscal Eletrônica.2) Poderá abrir uma mensagem de atualização automática do sistema. Caso o usuário esteja conectado na Internet, poderá clicar em "OK". Se não estiver conectado na Internet, deverá clicar em "Cancel".3) clicar em "run" na mensagem que será aberta ao usuário.4) cadastrar os dados do emitente ou escolher um emitente já cadastrado no programa.5) digitar uma nova Nota Fiscal Eletrônica ou importar os dados de uma nota fiscal no formato txt ou xml.6) validar as informações da Nota Fiscal e, se necessário, corrigir os erros apontados pelo sistema.7) assinar digitalmente a Nota Fiscal Eletrônica com o certificado digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP Brasil.8) transmitir a Nota Fiscal Eletrônica. Esta nota será enviada para o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda da circunscrição do contribuinte.9) verificar se a Nota Fiscal Eletrônica foi autorizada. Neste caso, poderá imprimir o Documento Auxiliar - DANFE.
Solicitação de Credenciamento (Produção) e/ou Acesso ao Ambiente de Testes
A solicitação de credenciamento para emissão de NFe é feita pela internet, desde que possua certificado digital e sua empresa esteja regularmente inscrita no caderj (http://www.fazenda.rj.gov.br/projetoCISC/) e em situação de habilitada. A decisão quanto ao deferimento do pedido de credenciamento será proferida no prazo de 3 (três) dias úteis (prazo análogo ao da AIDF - Art° 30, § 2º, do