neutralização acido base de um vulcão
Para entender melhor esta questão vc tem que olhar do ponto de vista químico.
Dessa forma vamos ver que o vinagre é um ácido e o carbonato de sódio uma base.
Da química inorgânica básica tiramos a informação que um ácido e uma base juntos levam a uma reação de neutralização que pode ser total ou parcial. NO nosso caso temos:
2CH3COOH + Na2CO3 => 2CH3COONa + CO2 + H2O
Vinagre + Carbonato de sódio => acetato de sódio + gás carbônico + água.
Pronto, como a reação produz gás carbônico é fácil perceber que a evolução (fuga) desse gás do sistema provoca uma erupção.
Neutralização
Uma reação de neutralização é um tipo específico de reação de dupla troca. A neutralização ocorre quando iguais quantidades de ácido reagem com iguais quantidades de base. A reação de neutralização cria uma solução de sal e água, por exemplo:
HCl (aq) + NaOH (aq) → NaCl (aq) + H2O (l)
Carbonatos e ácidos
Outra subcategoria deste tipo de reação envolve a combinação de ácidos com íons carbonatos/bicarbonatos. Essas reações sempre produzem ácido carbônico como um dos produtos, que é uma substância muito instável e rapidamente se decompões em dióxido de carbono e água. O exemplo abaixo é a reação do "vulcão" das mais comuns feiras de ciências em escolas - ácido acético com bicarbonato de sódio:
CH3COOH (aq) + NaHCO3 (s) → CH3COONa (aq) + CO2 (g) + H2O (l)
Essa reação também está presente no sal de frutas, e na determinação de certos tipos de rochas, como as de calcário (CaCO3). Neste caso, se uma rocha borbulhar gás (CO2) ao derramar-se ácido sobre ela, há a confirmação de que ela possui o íon carbonato, e de que possivelmente ela seja de calcário.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície1. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera,