neurotrasmissores
Os neurotransmissores de maior interesse para o comportamento têm sido divididos em duas amplas categorias:
1. Catecolaminas: DA (dopamina), NA (noradrenalina) e AD (Adrenalina)
2. Indolaminas: incluindo histamina e 5HT (serotonina)
Para facilitar as explicações, descreverei, seguindo uma outra ordem, apenas os neurotransmissoresnoradrenalina (NA), serotonina (5HT) e dopamina (DA).
1) Noradrenalina; sistema noradrenérgico, lócus cerúleos; grupo das catecolaminas
O lócus cerúleo (lugar azul) contém a maioria, mas não todos os neurônios noradrenérgicos do cérebro. O lócus cerúleo é um par de pequenos núcleos localizados na parte rostral (rostro, extremidade anterior frente) da ponte, na orla da formação reticular dorsolateral, perto do aqueduto cerebral. Esses neurônios pigmentados enviam projeções para o córtex cerebral, tálamo, hipotálamo, cerebelo, cérebro médio e medula espinhal. Este é o mais disperso (espalhado) de todos os sistemas de moduladores difusos, e potencialmente pode estar envolvido, de algum modo, na atenção, no alerta, sono, memória, aprendizagem, ansiedade, dor, humor e no metabolismo cerebral. Contudo, experimentos com macacos sugerem que os eventos específicos que a maioria dessas células ativa é a presença do novo, do estímulo sensorial inesperado.
2) Serotonina e sistemas serotoninérgicos: grupo das indolaminas
Há mais de uma dezena de receptores isolados de serotoninas divididos em 7 famílias principais. As alterações nesses neurotransmissores ocorrem numa variedade de transtornos psicológicos que vão desdetranstorno de personalidade, a ansiedade, depressão, transtorno da alimentação, esquizofrenia, psicosesinduzidas por drogas e, também, sensibilidade à dor e transtornos do sono.
Parece haver, além disso, uma relação entre os níveis de 5HT (serotonina) e o poder. Foi constatado que no sangue do macaco macho verver dominante há duas vezes mais serotonina que nos macacos dominados. Parece que