Biologia física
Os fluidos corporais são soluções de água e substâncias dissolvidas (solutos). A primeira é o componente em maior abundância no nosso organismo e sua concentração corporal pode ser regulada pela quantidade de células gordas, idade e gênero. Já o soluto pode ser eletrólitos ou não eletrólitos.
O espaço intracelular é preenchido pelo fluido intracelular (FIC), assim como o espaço extracelular é preenchido pelo fluido extracelular (FEC). Este, por sua vez, pode ser fluido intersticial, fluido intravascular ou fluido transcelular.
Separando os diferentes fluidos encontra-se uma membrana, cuja permeabilidade seletiva auxilia na manutenção da composição de cada compartimento.
O movimento da água é determinado por diversos mecanismos de transporte: transporte não-mediado e transporte mediado.
O primeiro relaciona-se com a osmose e pode ser explicado por diferenças de concentração entre o meio extra e intracelular, separados por uma membrana permeável.
O esquema a seguir evidencia o aspecto microscópico de hemácias colocadas em diferentes situações experimentais.
Nota: Uma solução de cloreto de sódio a 9% é isotônica (mesma concentração) relativamente ao plasma sangüíneo.
O transporte não-mediado pode ocorrer também por difusão. Esta constitui-se pelo movimento aleatório das partículas em todas as direções dentro de uma solução. As partículas deslocam-se de uma área de elevada concentração para uma de baixa concentração, devido à diferença no gradiente.
Já o transporte mediado se dá pela difusão facilitada, no qual o processo de transporte a nível da membrana celular se efetua a favor do gradiente de concentração, mediado por proteínas