Economia
2.Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente. (2,0 pontos)
As questões abaixo (3 e 4) estão relacionadas aos dois vídeos postados na plataforma que mostra o confronto de ideias entre a Teoria de Keynes e a Teoria Clássica (simbolizando o liberalismo econômico) representada pelo economista F. Hayek.
3. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra? (3,0 pontos)
4. Uma parte da música diz o seguinte “...qual caminho devemos escolher? De baixo pra cima ou de cima pra baixo?...”. Explique qual teoria seria a “de baixo pra cima” e qual seria a “de cima pra baixo”, justificando sua resposta. (3,0 pontos)
1) O comércio permite que as pessoas se especializem na atividade em que são melhores, seja ela a agricultura, a costura ou a construção. Ao comerciar com os outros, as pessoas podem comprar uma maior variedade de bens e serviços a um custo menor, além de evitar o acumulo de excedentes de produção.
2) De acordo com o conceito de custo de oportunidade, não seria vantajoso Gisele pintar sua grade, visto que, o custo para ela executar a pintura seria deixar de desfilar, o que nesse caso, acarretaria um grande prejuízo para Gisele.
3) O crescimento do PIB se deu à comercialização de armas para os países em guerra, a redução do desemprego durante a Segunda Guerra Mundial se deu ao fato da geração de empregos nas fábricas, que se voltaram para a fabricação de armas de fogo, e ao alistamento dos homens americanos para a guerra.
4) A teoria ‘de cima pra baixo’ refere-se à Keynesiana, porque não há