Neuropsicologia do envelhecimento
Envelhecimento no Brasil
No Brasil, cerca de 14 milhões de habitantes têm idade igual ou acima de 60 anos e a expectativa média de vida é de 68 anos. O Nordeste apresenta um dos índices mais elevados em relação ao envelhecimento populacional. Até o ano 2025 estima-se que a população acima de 60 anos de idade será de cerca de 33 milhões.
Conceito de Envelhecimento
É um processo natural e inevitável que reflete a diminuição da capacidade de manutenção da homeostase, com diminuição da diminuição da capacidade de adaptação ao estresse e de readaptação a novos níveis de funcionamento.
Atualmente o conceito de Envelhecimento é dado pela idade funcional, ou seja, leva-se em conta a autonomia do idoso, definida pela capacidade de realizar sozinho tarefas cotidianas, como: ir ao banco, cozinhar, fazer compras, tomar banho, vestir a roupa ou tomar remédios na hora certa (AVDs e AIVD).
Conceitos importantes no Envelhecimento
Autonomia – habilidade de controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre como se deve viver diariamente, de acordo com suas próprias regras e preferências.
Independência – habilidade de executar funções relacionadas à vida diária – isto é, a capacidade de viver independentemente na comunidade com alguma ou nenhuma ajuda de outros.
Qualidade de vida
“... percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.”
“É um conceito muito amplo que incorpora de uma maneira complexa a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características proeminentes no ambiente” (OMS, 1994).
Independente – número de anos que um indivíduo pode viver sem restrições em atividades básicas da vida diária como cuidar do leito, vestir-se, manter os hábitos de higiene e responder por atividades mais complexas