Resposabilidade social
David Ebder Gomes
Kenny Núbia Fonseca Oliveira
No capítulo 1 “Ética, valores e cultura: especificidades do conceito de responsabilidade social corporativa” exposto no livro Ética e responsabilidade social nos negócios, 2a edição, Editora Saraiva 2005, coordenado por Patrícia Almeida Ashley apresenta a necessidade de se estabelecer a responsabilidade social nas empresas, tendo como base os princípios éticos, valores morais e um conceito abrangente de cultura, sendo esses aspectos espelhados na realidade da globalização.
Em sua percepção, a autora demonstra com clareza que as organizações empresariais estão cada vez mais atuantes e preocupadas com a responsabilidade social, sendo este, um fator determinante para o seu sucesso, mostrando assim, que a resposta econômica já não é mais o único foco. Mesmo não sendo legalizado, o conceito ética é um dos fatores determinantes para que uma organização se insira no mercado. O conceito ética se baseia a um conjunto de valores em relação ao certo ou errado, justo ou injusto. Os valores morais não tão são mais rígidos que o conceito ética, a moral tem a possibilidade de sofrer variável de acordo com o grupo social, região e cultura de cada indivíduo.
Sendo assim, as organizações definem o que é ser ético, e baseado nesse conceito são construídos os códigos éticos de cada empresa, os quais precisam ser seguidos de forma rigorosa, pois o modo como são conduzidos podem interferir desde a lucratividade até a credibilidade das instituições. Com isso as organizações foram se adaptando para além de todos os interesses, construírem um papel social perante as comunidades na qual estão inseridas. Esse novo modo de agir das empresas é uma reação da pressão social que o mundo globalizado vem exercendo.
Além dos valores morais e éticos, temos outro fator não menos importante que os demais, os princípios e valores culturais que também