Avaliação neuropsicológica
CURSO PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
2° CURSO DE EXTENSÃO PSICOLOGIA 2013/1
PALESTRANTE CONVIDADA:
PSICÓLOGA LETICIA DA SILVA VENTURA
CAMILA CAROLINE SCHOSSLER FERREIRA
SÃO JERÔNIMO
2013
NEUROPSICOLOGIA: estuda as relações entre o cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do individuo. Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.
Neuropsicologia Infantil – estudo mais minucioso levar em conto a os processos de crescimento e maturação cerebral o desenvolvimento neuropsicomotor e as variáveis que interferem, como os ambientais.
Neuropsicologia Adulta – período em que a habilidade e a capacidade mais bem definidas. Desordens neuropsicológicas são anormalidades, resultado de disfunções – neuroanatômicas, neurofisiológicas e neuroquímicas.
Neuropsicologia de Idosos – modificações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas ocorrem no envelhecimento.
Reabilitação – objetiva a adaptação do individuo ao seu ambiente. Tem um caráter artesanal, pois cada paciente tem prejuízos cognitivos específicos e demandas ambientais próprias.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA A avaliação neuropsicológica busca investigar quais são as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (teste, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. A avaliação neuropsicológica tem como objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. A partir dessa