Maturidade do produto
Ciclo de vida do produto:
Maturidade
Integrantes: 4º CA
Marinna Santiago
2013
SUMÁRIO
Conteúdo SUMÁRIO 2 CICLO DE VIDA DO PRODUTO 3 MATURIDADE 3 PROLONGAMENTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 3 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar a todos a fase de maturidade do produto no ciclo de vida. Mostrando o auge do sucesso do produto, mostrando os lucros e prejuízos nesta fase e ainda mostrando as estratégias de marketing adotadas para adiar o período de maturidade do mesmo, evitando assim a saturação do produto.
De acordo com Reis (2007), o conceito de ciclo de vida do produto surge pela constante mudança do mercado, dos consumidores e dos concorrentes. Sendo assim, exige-se uma estratégia de posicionamento e diferenciação das empresas para garantir seu sucesso, por meio do gerenciamento do volume do investimento em cada etapa do seu ciclo de vida.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
O estudo do ciclo de vida de um produto indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo. Teoricamente não se incluem neste estudo modelos ou variações de produtos, mas sim, segmentos. Assim, não se analisam o desempenho do Fusca, de determinado modelo de televisão ou de computador, mas sim, o desempenho dos automóveis, dos televisores e dos computadores.
Muitas empresas, no entanto, tem utilizado esta análise para análises de modelos de produtos individuais de forma que o estudo mostrasse o momento de campanhas de revitalização ou o momento de lançamentos de substitutos.
No modelo clássico, se consideram 4 fases na vida de um produto: A Introdução do produto no mercado, O Crescimento desse mercado, a Maturidade e o Declínio.
Muitos estudiosos preferem considerar uma quinta fase: a Saturação do mercado, que culmina com a representação abaixo, a mais aceita atualmente.
Existem duas curvas mostradas na Fig. 5.1: