Avaliação neuropsicologica em idosos
A avaliação neuropsicológica, fundamentada no princípio de interdependência entre cérebro e comportamento, examina o indivíduo de forma holística (história pessoal, familiar, social e médica) e específica (capacidades cognitivas, sócio afetivas e funcionais), recorrendo a testes psicometricamente validados e padronizados. A sua indicação permite discriminar alterações cognitivas normais associadas à idade de alterações clinicamente relevantes, identificando quadros demenciais, quadros emocionais patológicos e défices cognitivos, as suas características, tipologias e graus de severidade.
1. A Avaliação em Idosos
A avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação das relações entre cérebro e comportamento, especialmente, das disfunções cognitivas associadas aos distúrbios do Sistema Nervoso Central O método utilizado pela neuropsicológica é a investigação das funções cognitivas, tais como: a memória, a atenção, a linguagem, as funções executivas, o raciocínio, as práxias e as gnosias.
A avaliação neuropsicológica é realizada mediante uma bateria de testes psicométricos que procura evidenciar o rendimento cognitivo funcional, tendo como base as funções conhecidas do córtex cerebral. Os testes neuropsicológicos baseiam-se na quantificação da alteração das funções cognitivas, mediante situações experimentais padronizadas, cujos comportamentos são avaliados por comparação