Eu e o outros nas relações de trabalho
Curso Administração
Psicologia Organizacional
1° Semestre
Antônio Sérgio
Boituva
2012
Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho As pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam, seja o espaço físico ou social.
Precisamos relembrar que da mesma forma que somos influenciados pelo ambiente também influímos no ambiente, desta maneira a nossa relação interpessoal pode ser um fator de agradável bem estar em nossos ambientes, e no caso específico das pequenas empresas podemos observar que muitas das pessoas que ali trabalham a possuem verdadeiramente como o principal ambiente em suas vidas, seja porque passam muitas horas neste ambiente, seja por não poder usufruir outros ambientes por questões de tempo ou financeiras.
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição. Pessoas pouco estimadas no lar têm, às vezes, afeto e reconhecimento na organização.
Desta forma se verifica, principalmente nas pequenas empresas, que se estende, a ideia de empresa familiar para os demais colaboradores, onde as empresas que possuem condições de dar estabilidade e uma equipe coesa e amável sempre podem contar com a chefia quando necessário para uma ajuda extra por exemplo, seja de ordem financeira ou de tempo fora da empresa, sem a necessidade de avisos remotamente antecipados.
Quando analisamos as questões que facilitam as relações interpessoais nas pequenas empresas, notamos que quanto ao grau de informalidade e estimulo à criatividade nestes ambientes de trabalho, a maioria o consideram bons e ótimos.