NEURONIOS ESPELHO
NEURONIOS ESPELHO (Mirror neurons)
MARINGÁ
2013
Neurônios Espelho podem ser considerados aqueles que são ativados através da observação de ações pois são neurônios viso-motoresque disparam tanto quando o animal realiza determinado ato, como uando observa outro animal realizando o mesmo ato. Mas esses neurônios-espelho permitem não apenas a compreensão direta das ações dos outros, mas também das suas intenções, o significado social de seu comportamento e das suas emoções.
A observação dos neurônios espelho começou nos macacos, na área do córtex pre-motor, pois o mesmo apresentava modificação quando o macaco realizava ações especificas. Já a descoberta do NE nos humanos foi observada na área de broca, foi através de uma experiência, eles pensaram na seguinte hipótese de que se a observação de uma ação ativa o córtex pré-motor humano como acontece com os macacos, então uma estimulação magnética transcranial deve captar, durante a observação de uma ação, um realce de potenciais motores evocados dos músculos ativados quando a ação observada é executada. Os resultados do experimento confirmaram a hipótese: durante a observação de varias ações, um aumento potencial motor evocado nos músculos que os sujeitos normalmente usam para executá-las.
A descoberta dos neurônios espelhos foi dada através de Rizzolatti e colaboradores na área pré-motora de macacos Rhesus na década de 90.
Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa. O mais impressionante é o fato desse espelhamento não depender obrigatoriamente da nossa memória. Se alguém faz um movimento corporal complexo que nunca realizamos antes, os nossos neurônios-espelho identificam no nosso sistema corporal os mecanismos proprioceptivos e musculares correspondentes e tendemos a imitar, inconscientemente,