NEURONIO MOTOR
O tecido nervoso é formado basicamente por dois tipos de células: o neurônio e as células gliais. O neurônio por sua vez desempenha uma função extremamente importante que é a capacidade de receber, processar e enviar informações para o corpo. O neurônio é composto basicamente de quatro partes: o corpo celular, os dendritos, axônios e terminal do axônio. Essa comunicação se dá através de um impulso elétrico que conduz as informações sempre no sentido do corpo para o terminal de axônios, independente da posição que o neurônio esteja.
1) DENDRITOS: geralmente são curtos e ramificados. Poder-se-ia comparar com a raiz de uma árvore. Eles podem ser considerados como a porta de entrada das informações e estímulos. É através deles que as informações repassadas pelo terminal de axônio entra para o corpo celular e ali processadas as informações, repassadas pelo axônio que leva até os terminais e esses repassam para outros dendritos.
2) CORPO CELULAR: é a parte central do neurônio. É a parte mais volumosa e mais densa formado pelo núcleo, citoplasma, organelas e citoesqueleto. Sua função é receber as informações e estímulos enviados pelos dendritos e conduzir ao terminal de axônio. É o centro metabólico que faz a síntese de todas as proteínas neuronais.
3) AXÔNIO: ele se origina no corpo celular ou de um dendrito principal com comprimento variável sendo ele cilíndrico. Sua função é conduzir as informações do corpo para os seus terminais que repassarão essas informações para outro neurônio. Por volta do axônio está a bainha de mielina, formada e composta pelas células de Schwann (no sistema nervoso periférico) e oligodendrócitos (no sistema nervoso central), que formam os nódulos de Ranvier.
a) Bainha de Mielina: revestimento rico em lipídeos e proteínas em torno do axônio que tem a função de isolante elétrico e acelerar os impulsos emitidos pelo corpo. Ela não é contínua, mas com intervalos ao longo do axônio, formando