Neuromarketing
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Administração Mercadológica
Prof. Ms. João Henrique Viana
TÍTULO
Nome: ________________________________________________________
VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br NEUROMARKETING: INDO ALÉM DO TRADICIONAL COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
O branding não consiste apenas no logótipo, nome ou paleta de cores empregue na criação duma marca, embora ele também tenha de ter um aspeto consistente visualmente, mas existe mais para além disso. O neuromarketing consiste em olhar para os nossos pensamentos subconscientes, sensações e desejos que incentivam as nossas decisões de compra, já que 90% desta são subconsciente. Ao usar testes médicos (ressonâncias) e scans cerebrais, assim como técnicas de rastreamento dos olhos, as marcas começaram a perceber como pensamos e nos sentimos sobre campanhas e produtos. Embora não tenhamos acesso a ressonâncias magnéticas funcionais (RMf), podemos começar a entender o que faz “clique” no consumidor e o que podemos fazer para motivá-lo no seu comportamento de compra.
O neuromarketing é um campo novo do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. É a união do marketing com a ciência, é considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos. As descobertas do neuromarketing podem ser aplicadas em qualquer peça publicitária, seja em formatos digitais ou off-line, com o intuito de atrair a atenção da mente do consumidor. Um dos principais fatos descoberto pelos neurologistas explica que a maior parte de todas as decisões de compra são tomadas em nível subconsciente e que, sendo assim, é importante impactar o inconsciente do consumidor com memórias, emoções e experiências positivas. Dessa forma, o consumidor se lembrará de uma