Neuromarketing
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE MARKETING
NEUROMARKETING
CURITIBA
2012
VALDIR MARTINS VITOR DE OLIVEIRA
NEUROMARKETING
Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Humano nas Organizações, como requisito parcial para obtenção de nota semestral.
Orientador: Prof. Jair Passos.
CURITIBA
2012
1. ÁREA DE PESQUISA
Neuromarketing no ambiente interno das organizações
2. TEMA DE PESQUISA
Neuromarketing
3. METODOLOGIA Esta pesquisa utilizará levantamento bibliográfico e estudo de caso.
4. PROBLEMA DE PESQUISA
Como as empresas estão utilizando o neuromarketing no ambiente interno das empresas?
5. HIPÓTESE
O neuromarketing tem sido considerado uma prática que utiliza a neurociência para tentar determinar as reações biológicas inconscientes de uma pessoa a um produto. O neuromarketing permite extrair imensas quantidades de dados de uma audiência, agregá-las e processá-las rapidamente pelo computador, e ver surgir padrões que dão uma noção sobre se uma audiência está ou não engajada emocionalmente num dado momento uma ferramenta importante para aproximar e consolidar as relações entre as organizações e seus clientes. Os dados colhidos vão desde a direção do olhar, a dilatação da pupila,o batimento cardíaco, a frequência respiratória, o nível de suor, a postura corporal, até a atividade cerebral. Esta última é obtida através da ressonância magnética funcional e, como diferentes regiões do cérebro estão associadas a diferentes tarefas,é possível analisar como o cérebro de uma pessoa reage ao estímulo de um produto ou uma propaganda.
6. OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL
* Compreender em meio a crescente competitividade e mudanças, como uma empresa poderá trabalhar junto a seus colaboradores este recurso do neuromarketing e quais os impactos que isto poderá provocar nas organizações.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Analisar quais os meios para conhecer seus colaboradores.