NEURO
Alunas: Larissa B. Costa 8638283963
Yanna R. Oliveira 8486206665
Caso clínico
• Mulher, 35 anos, procurou serviço de saúde queixando-se de alteração na sensação na perna esquerda. Realizado exame neurológico que evidenciou déficit no tato epicrítico e na sensibilidade vibratória (hipopalestesia) no membro inferior esquerdo, além de heminegligência no mesmo membro. Realizada
TC de coluna vertebral que evidenciou tumor na região posterior do canal vertebral no nível de T11.
Vias aferentes
• São vias aferentes aquelas que levam informações do corpo para o Sistema nervoso central, ou seja, são vias de entrada para o cérebro e estão associadas às nossas funções sensoriais. Quais são as vias aferentes do SN?
• vias de dor e temperatura via neoespino-talâmica via paleoespino-talâmica via de pressão e tato protopático via de propriocepção consciente, tato epicrítico e sensibilidade vibratória via de de propriocepção inconsciente
•
Vias de dor e temperatura: os receptores de temperatura e dor são terminações livres; existem duas vias principais - via filogeneticamente mais recente = neoespino-talâmica, que é constituída pelo tracto espino-talâmico lateral e outra via mais antiga = paleoespino-talâmica, que é constituída pelo tracto espino-reticular e pelas fibras reticulo-talâmicas.
•
Via neoespino-talâmica: envolve 3 neurônios - I = nos gânglios espinhais situados nas raízes dorsais; II = localizados no coluna posterior / dá origem ao tracto espino-talâmico lateral que ao nível da ponte se une com o tracto espino-talâmico anterior para formar o lemnisco espinhal; III = estão no tálamo / seus axônios chegam à área somestésica do córtex cerebral situada no giro pós-central; através dessa via chegam ao córtex cerebral impulsos térmicos e dolorosos situados no tronco e nos membros do lado oposto; a via é somatotrópica, ou seja há apresentação das diferentes partes do corpo; é responsável pela dor aguda e bem localizada na superfície do corpo.
Via