Neufert
METROFOR
Projetos baseados em veículo leve sobre trilhos em operação e implantação
PROJETOS VLT
Definição de VLT
Um forma de transporte público sobre trilhos, com custo de investimento, capacidade de transporte e velocidade adequadas ao atendimento de diferentes cenários e demandas existentes, insuficientes para o investimento em metrôs e outros modais que necessitem de um investimento superior.
Por quê VLT ?
“O sistema de transporte em veículos leves permite maior acessibilidade, trazendo soluções inteligentes para o problema de transporte público”
Por quê VLT ?
É fundamental entender-se que um sistema mal implantado em uma cidade irá prejudicar toda uma concepção futura. Um bom sistema tem que primar pela integração: BRT, ônibus, metrô, táxi e até bicicletas.
“A busca de mobilidade não deve competir por espaços e sim integrá-los.”
Vantagens do VLT sobre outros modais
➔ Baixo investimento em relação a outros modais, ➔ Vida útil do sistema, ➔ Capacidade de passageiros, ➔ Adaptável as condições locais existentes, ➔ Movido a Biodiesel ou Híbrido (biodiesel/elétrico), ➔ Facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes.
PRAZO DE IMPLANTAÇÃO POR MODAL
ETAPAS METRÔ VLT ELÉTRICO *VLT – BIODIESEL BRT Prazo (anos) 0,5 0,5 1 ÔNIBUS CONVENCIONAL Prazo (anos) 1
Prazo (anos) Prazo (anos) Prazo (anos) Projeto Básico Projeto Executivo Implantação 1 1 5 1 1 3 0,5 0,5 2
TOTAL
7
5
3
2
1
Fonte: (ANTU) Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano
Com base na tabela acima, podemos afirmar que o VLT – Biodiesel é um transporte de capacidade média e trabalha com prazo de implantação inferior ao VLT – Elétrico e compatível ao BRT.
Vida útil de cada sistema
(em anos)
Analisando os comparativos existentes entre modais, prazo de execução e custos para implantação vemos que o VLT – Biodiesel atende as necessidades e urgências de uma solução rápida