Netstat
As vezes é necessário conhecer quais conexões TCP ativas estão abertas e sendo executadas em um host de rede. O Netstat é um utilitário de rede importante que pode ser usado para verificar essas conexões. O Netstat lista o protocolo em uso, o endereço local e o número de porta, o endereço externo, o número de porta e o estado da conexão.
Conexões TCP inexplicáveis podem ser uma grande ameaça de segurança. Isto acontece porque elas podem indicar que algo ou alguém está conectado ao host local. Adicionalmente, as conexões TCP desnecessárias podem consumir recursos valiosos do sistema, reduzindo a velocidade de desempenho do host. O Netstat deve ser usado para examinar as conexões abertas em um host quando o desempenho parecer comprometido.
Muitas opções úteis estão disponíveis para o comando netstat.
O comando netstat somente está disponível se o protocolo TCP/IP estiver instalado. A seguir apresento alguns exemplos de utilização do comando netstat e das opções de linha de comando disponíveis.
netstat –a: O comando netstat com a opção –a exibe todas as portas de conexões e de escuta (listening). Conexões de servidor normalmente não são mostradas. Ou seja, o comando mostra as portas de comunicação que estão na escuta, isto é, que estão aptas a se comunicar.
O estado LISTENING significa, esperando, na escuta, ou seja, aceitando conexões na referida porta. O estado ESTABLISHED significa que existe uma conexão ativa na respectiva porta:
netstat –e: Esta opção exibe estatísticas sobre a interface Ethernet do computador. A interface Ethernet é, normalmente, a placa de rede local, que conecta o computador a rede da empresa. A seguir um exemplo da execução do comando netstat –e:
netstat –n: Exibe endereços e números de porta em forma numérica (em vez de tentar pesquisar o nome). A seguir um exemplo da execução do comando netstat –n:
netstat –s: Exibe estatística por protocolo. Por padrão, são mostradas estatísticas para TCP, UDP,