Netstat
O uso mais comum do Netstat é ter uma visão geral das portas ativas em uma máquina e o estado desses portos. Isso ajudará a solucionar problemas de rede ou de um aplicativo no computador identificando quais portas estão abertas, fechadas e ouvindo por conexões. Por exemplo, quando há problemas com o Microsoft Outlook ao tentar enviar e receber e-mails, pode-se usar o comando netstat para ver se o computador está fazendo uma conexão ao servidor de correio possibilitando visualizar o estado da conexão.
Alguns aplicativos podem precisar de serviços ou para ser executado em uma porta específica para o tráfego de entrada ou escutar em determinadas portas. Se houver dois ou mais serviços rodando na mesma porta, isso pode causar problemas e resultar na aplicação não funcionando corretamente. O comando netstat permite ver quais portas estão abertas e verificar se há dois serviços ou aplicações que tentam executar na mesma porta.
Também netstat pode ser usado para verificar se há ataques comuns infectados que podem ter no computador. Façanhas, como muitas vezes usando portas 139, ftp (21) e telnet (23) para obter informações do computador ou enviar dados maliciosos para o mesmo.
Sintaxe
Netstat é uma ferramenta de linha de comando. Para começar a usá-lo clique em Menu Iniciar -> Executar -> Digite CMD e tecle enter. Isto levará ao