8 ComandosRedesLinuxV3
1110 palavras
5 páginas
Comandos de Redes para LinuxComando PING
O PING é um comando que permite verificar se existe uma ligação entre o nosso computador e um outro na rede. Funciona enviando um ICMP (Internet Control Message
Protocol), ou seja, mensagens para funções de teste e controle da rede.
Funciona enviando um ICMP para o computador remoto utilizando pacotes de 32 bytes.
Se houver comunicação, o computador remoto responde-nos com o seu IP e com os pacotes que foram enviados.
Temos outra informação que nos aparece em milissegundos (ms) que é o TTL (Time To
Live), ou seja, o empo que o computador remoto tem para responder ao nosso. Se esse tempo for ultrapassado e não houver resposta, é-nos dada a informação de que o pedido excedeu o tempo e isso pode significar um problema na ligação física ou uma configuração de IP mal feita. No final é-nos apresentado um relatório sobre o número de pacotes enviados, recebidos e perdidos, bem como uma estimativa do tempo de envio e recepção dos pacotes.
ICMP
É utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.
As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente em uma das seguintes situações:
Um pacote IP não consegue chegar ao seu destino (i.e. Tempo de vida do pacote expirado) O Gateway não consegue retransmitir os pacotes na frequência adequada (i.e.
Gateway congestionado)
O Router ou encaminhador indica uma rota melhor para a máquina a enviar pacotes.
Ferramentas habitalmente utilizadas em Linux baseadas nesse protocolo são: ping e traceroute. Algumas firewals geralmente instalados em servidores Windows ou Unix, bloqueiam as respostas (ICMP Reply), dificultando o Ping e o Traceroute. Isto por diversas razões.
Uma delas é para bloquear os ataques de “hackers”, que consiste na