Netiqueta
JOSEITA LOURÊNÇO DA COSTA
NOÉLIA LOURÊNÇO DA COSTA E SILVA
A inserção de Alunos com necessidades Especiais no Ensino Regular.
Eunapólis
Maio – 2012
JOSEITA LOURÊNÇO DA COSTA
NOÉLIA LOURÊNÇO DA COSTA E SILVA
A inserção de Alunos com necessidades Especiais no Ensino Regular.
Trabalho apresentado ao Instituto de Ensino Teológico – IET, como requisito de avaliação da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Maria Bethânia Gomes Paes.
Eunapólis
Maio – 2012
Sumário
INTRODUÇÃO 6 OBJETIVO GERAL 7 ESPECIFICOS 7 JUSTIFICATIVA 7 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 8 METODOLOGIA 10 CRONOGRAMA 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
O direito do aluno com necessidades especiais e de todos os cidadãos a educação e constitucional. Assim, a escola regular encontra-se diante do desafio de atender alunos que necessitam de uma resposta especial. E para tanto, deverá adaptar o currículo a partir da programação que efetuarem de acordo como suas particularidades.
A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da unidade de ensino o que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta se efetua pelo resgate de valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao de aprender e de construir.
Fala-se aqui de uma escola que se prepara para enfrentar o desafio de oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus educados. Considerando que, cada um numa sala de aula apresenta características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais.
OBJETIVO GERAL
Partindo da hipótese de que, no Ensino inclusivo a questão não é se os alunos devem ou não receber dos professores e pedagogos qualificados experiências educacionais apropriados das quais necessitam e sim, oferecer a eles o serviço que precisam em