Net- a - porter
“O LUXO SAI À RUA”
Laura Ferreira
Dr. João Pinto Barbosa
RESUMO: Este trabalho, surgido no âmbito da cadeira de Plano de Marketing, tem como objectivo apresentar uma acção de marketing para a empresa Net–a-porter entre os temas propostos. Esta acção terá como base o Marketing de Guerrilha.
ESCOLA SUPERIOR DE LISBOA, DEZEMBRO, 2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
PÁGINA 3
MARKETING DE GUERRILHA
PÁGINA 4, 5 , 6
O LUXO SAI À RUA
PÁGINA 7, 8, 9
CONCLUSÃO
PÁGINA 10
BIBLIOGRAFIA E NETGRAFIA
PÁGINA 11
Laura Ferreira
2
INTRODUÇÃO
Tem-se vindo a verificar fortes mudanças na forma como as empresas comunicam com os consumidores. A publicidade tradicional, que pouco envolve o consumidor com a marca, é cada vez menos usada, dando lugar a acções criativas, diferenciadas e que promovem uma forte interacção entre o consumidor e a organização. Os reduzidos custos que estas acções envolvem permite que pequenas empresas, com fraca capacidade financeira, consigam comunicar e triunfar no mercado.
Baseado nesta nova forma de comunicar no mercado surge este projecto com o objectivo de criar uma estratégia de marketing como forma de promover a marca
Net–a–porter, empresa escolhida, junto dos seus clientes e potencias clientes.
Entre os temas propostos irei analisar o marketing de guerrilha começando por estudar o seu conceito, ferramentas e vantagens. Como segunda parte do projecto será apresentado uma acção de marketing de guerrilha juntamente com os objectivos e todo o plano de acção a desenvolver.
Laura Ferreira
3
MARKETING GUERRILHA
O conceito de marketing de guerrilha foi criado em 1984, por Jay Conrad Levinson, no livro “Guerrilla Advertising”. Surgiu da necessidade de comunicar com os consumidores de uma forma diferente uma vez que a publicidade e os anúncios tradicionais estavam a perder credibilidade. Começou a ser posta em prática por pequenos empresários que, devido a recursos limitados, não