Nestlé porta a porta
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESTUDO DE CASO – NESTLÉ PORTA A PORTA 4
3 ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO - QUESTÕES RESOLVIDAS 6
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNICAS 13
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise de estudo de caso sobre Nestlé e seu sistema de vendas porta-a-porta.
O sistema de vendas porta-a-porta da Nestlé, visa atender as populações das classes C, D e E. Para tal, a empresa esta trabalhando de forma a atender essas classes dentro de padrões que permitam o seu acesso.
Para o desenvolvimento do trabalho, foram propostas 9 questões dissertativas, que serão respondidas dentro do que foi estudado nas disciplinas e Administração da Produção, Administração de Sistemas de Informação, Operações e Logística, e Estatística, no presente semestre do corrente ano.
2 ESTUDO DE CASO – NESTLÉ PORTA A PORTA
Há aproximadamente três anos a Nestlé deflagrou um programa para alcançar a população de menor poder aquisitivo. Fez um projeto piloto e passou a vender iogurte no sistema porta-a-porta. Uma novidade e tanto para a maior empresa de alimentação do mundo, com presença em quase todos os países.
A experiência, realizada na periferia da cidade de São Paulo, foi tão bem-sucedida que dentro de um mês será levada para o Rio de Janeiro. O Nordeste é o próximo passo, diz o presidente da empresa no Brasil, Ivan Zurita. Ele pretende ampliar também o número de itens oferecido diretamente na porta do consumidor. “Ainda não definimos a cesta, mas já sabemos que há espaço para uma grama extensa e variada de produtos como Leite Moça, Nescafé, Leite Ninho” diz ele.
Segundo o Executivo, há três anos a Nestlé delegou a um ex-funcionário do setor de vendas a missão de estruturar a comercialização direta ao consumidor no sistema porta-a-porta. “O setor tem hoje 150 vendedores só na área teste, alcançou faturamento de US$ 1,3 milhões em 2005”, informa Zurita.
E o projeto de alcance dos consumidores das classes C, D e E terá novo desdobramento neste