Neoprene
ROUPAS DE MERGULHO – NEOPRENE
FERNANDO SCHVEITZER
GUILHERME HENRIQUE RODRIGUES
JOSNEL CARVALHO
PROFESSORA MARIA INÊS NEVES SIQUEIRA
JOINVILLE – SC
2014
SUMÁRIO
ESTRUTURA 2
PROPRIEDADES 2
ADITIVOS, AGENTES E AUXILIARES 2
Agente de Vulcanização 2
Aceleradores de Vulcanização 2
Retardadores de Vulcanização 2
Antioxidantes e Antiozonantes 2
Cargas Reforçantes e Inertes 2
Plastificantes 2
Auxiliares de processo 2
PROCESSAMENTO 2
Misturador aberto 2
Misturador Banbury 2
Processo de conformação por calandragem 2
ABREVIATURAS 2
CONCLUSÃO 2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 2
INTRODUÇÃO
Neoprene é um tipo de borracha sintética, derivada do petróleo, expandida sob alta pressão e temperatura. Desenvolvida pela DuPont e introduzida no mercado por volta de 1931.
Neoprene é o nome usual e comercial de um elastômero sintético policloropreno, polímero do cloropreno. Criado pelos cientistas Elmer K. Bolton do laboratório da DuPont, que se baseou em pesquisas de Julius Arthur Nieuwland, padre e professor de química da Universidade de Notre Dame.
O Neoprene foi o primeiro composto de borracha sintética a ser produzida em massa, já com mais de 60 anos de existência desde o lançamento, ainda hoje, para muitas aplicações, apresenta insuperáveis propriedades físicas e mecânicas com custo perfeitamente competitivo. Neoprene oferece artigos vulcanizados com propriedades técnicas excelentes, como elevada tensão de ruptura e rasgamento, alto alongamento, grande resistência à abrasão, e baixa deformação permanente à compressão, somando ainda, ótimas características de resistência á óleos, solventes, oxigênio, ozônio, intempéries e boa resistência à flamabilidade, sendo ainda hoje um dos tipos de elastômeros de alta performance mais utilizados mundialmente.
Embora o Neoprene seja amplamente conhecido no universo das borrachas, este ainda proporciona algumas dúvidas aos