Neoplasias - Resumo
Neoplasia significa um “crescimento novo”. Tumor foi um termo usado para indicar intumescimento na inflamação, hoje em dia usa-se mais para neoplasias. Câncer = todos os tumores malignos.
Uma neoplasia é uma massa anormal de tecidos, cujo crescimento excede aquele dos tecidos normais e não está coordenado com ele, persistindo da mesma maneira excessiva após o término do estímulo que induziu a alteração.
NOMENCLATURA
As neoplasias tanto benignas quanto malignas, possuem dois componentes básicos: 1) parênquima, que são as células neoplásicas proliferantes; 2) estroma, dá suporte e é constituído de tecido conjuntivo e vasos sanguíneos( o crescimento e a evolução dependem criticamente do estroma).
Tumores Benignos
São designados pelo sufixo –oma, acrescentando a célula de origem (fibroma, osteoma, condroma).
As neoplasias epiteliais que produzem projeções verrucosas ou digitiformes macro ou microscópicas, visíveis a partir da superfície epitelial são denominadas papilomas.
Projeção macroscopicamente visível acima da mucosae projeta-se, denomina-se pólipo.
Tumores malignos
Tumores malignos de origem do tecido mesenquimatoso são designados pelo nome do tecido de origem + sarcoma, visto que possuem pouco estroma.(lipossarcoma, leiomiossarcoma, fiibrossarcoma)
Tumores malignos de origem epitelial (qlq uma das três camadas germinativas)são denominados carcinomas. (adenocarcinoma, carcinoma broncogenico) .
DIFERENÇAS DE NEOPLASIAS MALIGNAS E BENIGNAS
Diferenciação e Anaplasia
Aplicam-se a céls parenquimatosas. A diferenciação se refere ao grau de semelhança entre as céls normais e as céls neoplásicas. Em geral, os tumores benignos são bem diferenciados, ou seja, se assemelham à cél de origem se tornando quase imperceptível.
As neoplasias malignas variam desde céls bem diferenciadas a céls indiferenciadas. As céls indiferenciadas são denominadas anaplasicas. Anaplasia são céls indiferenciadas que adquiriram características primitivas.
O câncer